Cambio e suas particularidades
O câmbio envolve a conversão entre moedas estrangeiras e a moeda nacional durante as operações de exportação e importação. É fundamental no comércio exterior para que pessoas e empresas possam efetuar pagamentos ou receber receitas nas respectivas moedas.
SHA/OUR/BEN: o significado de cada sigla
Transferências interbancárias geram custos de transação que podem ser pagos por meio de três modalidades oferecidas no momento do fechamento do câmbio para o emissor:
- OUR (emissor): todos os custos da transação bancária são cobrados do emissor (contratante). Com essa modalidade, o beneficiário recebe o valor total da transferência.
- BEN (beneficiário): Com essa modalidade, o beneficiário é responsável por arcar com os valores dos custos da transação bancária. Ele receberá o valor da transferência realizada pelo emissor com o desconto do valor cobrado pelos bancos.
- SHA (shared): O emissor e o beneficiário irão dividir o valor total dos custos da transação bancária. Com essa modalidade, o emissor pagará metade do valor cobrado pelos bancos e o beneficiário receberá o valor da remessa enviada, com desconto da metade do valor cobrado pela transação.